É lançada a primeira escola de CIOs do Brasil para futuros líderes de TI
Iniciativa do Instituto Itaqui tem foco em inovação e tecnologia para a preservação ambiental. Entre os professores, está Gary Bolles, especialista em IA.
Acaba de ser lançada no coração da Mata Atlântica, em São Paulo, a Escola de CIOs, nova formação voltada para futuros CIOs e líderes de tecnologia em ascensão. A iniciativa é do Instituto Itaqui, frente de educação e pesquisa do Distrito Itaqui, o único ecossistema verde de tecnologia e inovação sustentável dentro de um bioma brasileiro.
O programa de estreia será realizado entre 16 e 18 de novembro com a participação Gary Bolles, especialista em inteligência artificial com mais de 40 anos de experiência no Vale do Silício, autor do best-seller “The Next Rules of Work” e chair de Futuro do Trabalho da Singularity University.
Segundo Gabriela Vicari, CEO do Instituto Itaqui, ele contempla atividades que combinam conhecimento técnico, visão humanista e experiências transformadoras, com foco em executivos que buscam fortalecer a capacidade de liderança em tecnologia. “Este é um espaço construído sobre uma metodologia que integra gestão, inovação, inteligência emocional e impacto positivo nos negócios e nas pessoas”, explica.
Protagonismo na transformação digital
Na aula de Gary Bolles, chamada “Visão geral do CIO nos negócios hoje e amanhã”, o professor fará uma análise dos movimentos que estão moldando o papel desses profissionais, colocando-os como protagonistas da transformação digital, inovação, sustentabilidade e geração de valor. Neste contexto, o especialista traz a visão de como o executivo de tecnologia deixa de atuar apenas como suporte, tornando-se peça estratégica dentro das organizações.
Para ele, as mudanças tecnológicas precisam estar sempre conectadas às prioridades da empresa e, principalmente, às pessoas. “O papel do CIO é desenvolver soluções inovadoras que gerem valor para todos os stakeholders – colaboradores, clientes, parceiros, acionistas e também o planeta”, afirma Gary. “Tecnologias exponenciais como inteligência artificial, robótica, satélites e biotecnologia já estão remodelando setores inteiros, ampliando a eficácia do trabalho humano e criando oportunidades antes inimagináveis”. Esses movimentos e seus impactos estarão no centro da sua disciplina.
Conhecimento técnico e desenvolvimento humano
A proposta educacional da Escola de CIOs integra três dimensões complementares: a Trilha do Saber, que engloba aulas com especialistas em tecnologia, inovação, filosofia, neurociência, antropologia, ciência e artes, trazendo reflexões para a prática da liderança. A Trilha do Fazer, que propõe uma aplicação prática por meio de debates estratégicos, métodos de cocriação e conversas inspiradas no método socrático. E, por fim, a Trilha do Ser e Sentir, que proporciona experiências imersivas em contato com a natureza, rodas de conversa, vivências artísticas e gastronômicas, cujo objetivo é fortalecer o autoconhecimento e a conexão humana.
O corpo docente inclui também com nomes do setor de tecnologia como Renata Marques, CIO para América Latina da Natura; Wanderley Baccalá, diretor-executivo do Hub Digital da Globo; e Walkiria Marchetti, primeira mulher a ocupar o cargo de CIO do Bradesco e atual presidente da MCIO Brasil, entre outros executivos e especialistas.
O programa propõe ainda práticas mindfulness com Paula Aliende, instrutora de ioga e terapeuta integrativa; uma vivência guiada na natureza para refletir sobre gestão, resiliência e adaptabilidade, com o biólogo, Diego Cavalieri; e a relação entre ancestralidade, marca pessoal e liderança com a mentora e palestrante Noéle Gomes, da GRIOT do Futuro.
“Nosso objetivo é ir além da formação técnica”, diz Gabriela. “Queremos formar líderes capazes de unir inovação, sensibilidade e visão estratégica para transformar não apenas organizações, mas também a sociedade”.
Além do conteúdo, a experiência oferece hospedagem e alimentação em ambiente com oportunidades de networking entre líderes do setor. As vagas estão abertas e são limitadas. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site oficial.







