Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Programa Acredita lança cursos gratuitos com foco em empregabilidade

Objetivo é disponibilizar 10 mil vagas até dezembro de 2026 e estimular a geração de renda, o desenvolvimento local e o acesso à saúde.

Por Izabel Duva Rapoport
28 ago 2025, 19h00
Visão aérea de um notebook sobre uma superfície azul, ao lado de uma xícara de café, uma caneta, um pequeno vaso de flor, dois cadernos e um celular.
 (Nora Carol Photography/Getty Images)
Continua após publicidade

A Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de ensino do Brasil, e a Inspirali, focada na educação médica e profissional de saúde, acabam de estabelecer uma parceria com o Governo Federal por meio do Programa Acreditar, de iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A ideia do trabalho em conjunto é superar a exclusão e promover a autonomia socioeconômica, o aumento da renda, a empregabilidade e o empreendedorismo de pessoas beneficiárias do CadÚnico, considerando duas frentes principais: educação profissionalizante e assistência médica especializada.

Para isso, cerca de 10 mil vagas gratuitas em formações livres digitais serão oferecidas na One Learning, plataforma com mais de 700 opções de cursos assíncronos em onze áreas do conhecimento, como gestão, marketing, turismo e hospitalidade. A oferta tem como foco capacitar os participantes para o mercado de trabalho, com trilhas que preveem aplicação rápida das práticas. A distribuição dessas vagas acontecerá até dezembro de 2026 ou até o preenchimento total.

Além da formação digital, a Ânima também oferecerá 3,1 mil vagas em cursos de extensão presenciais e híbridos com foco em empreendedorismo e desenvolvimento econômico local e conteúdo baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mantidos pela ONU, como a erradicação da pobreza e a educação de qualidade. Na prática, as aulas vão acontecer em instituições do ecossistema ao redor do país, com inscrições previstas para setembro.

O Programa prevê, ainda, a realização de uma pesquisa de avaliação sobre o impacto das ações na vida desses beneficiários, com início previsto para o começo do ano que vem. “Transformar o Brasil começa por abrir portas para que cada pessoa possa aprender, crescer e criar novas oportunidades para si e para sua comunidade”, afirma Paula Harraca, presidente da Ânima Educação.

Esforços na saúde do Pará

Conduzida pela Inspirali, as ações voltadas à educação médica vão se concentrar no estado do Pará, onde cerca de 300 mil pessoas vivem em situação de pobreza, de acordo com o Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único (IVCAD), e 47% da população depende do programa Bolsa Família.

Continua após a publicidade

O projeto prevê o acompanhamento de mais de 100 mil famílias por alunos e docentes de medicina, com ações de assistência, cuidado, atenção e educação (incluindo a telemedicina) na área.

“Os estudantes vão participar do projeto durante todo o ano, de forma revezada e supervisionada”, explica João Bizario, diretor médico da Inspirali. “A cada ciclo, cerca de trinta alunos serão enviados ao Pará para atendimentos e orientações à população”. A expectativa, segundo ele, é somar 900 consultas e 1,5 mil capacitações por ano.

As informações estão disponíveis no site oficial do programa. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR OFERTA

Revista em Casa + Digital Completo