Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Aprendizagem ágil: como desenvolvê-la para o estudo de idiomas

Conheça a metáfora da árvore e saiba como ela pode ser útil na assimilação do conhecimento

Por Rose Souza, CEO da Companhia de Idiomas
8 ago 2022, 12h03
 (/)
Continua após publicidade

Se você ainda não ouviu falar sobre aprendizagem ágil, este artigo é pra você. Mas primeiro, sempre o porquê (parafraseando o Simon Sinek). Tenho pesquisado sobre como podemos cocriar intencionalmente, e também nutrir uma cultura de aprendizagem em ambientes heterodirigidos (ambientes como escolas e empresas).

Gosto de uma metáfora que aprendi com o pessoal dos ALC (Agile Learning Center): a metáfora da árvore. Uma analogia simples que nos ajuda a lembrar um significado mais profundo. E tudo isso tem a ver com aprendizado de idiomas — ou de qualquer coisa.

O solo

Na árvore ágil, o solo representa o ambiente de confiança.

Em algumas escolas, até hoje a autoconfiança é desencorajada, por causa de um ambiente com alto comando, controle e competição. Tudo para manter a ordem, a obediência, os bons resultados no ENEM e vestibular. Em algumas empresas, não é muito diferente. Mas estamos aqui, como educadores, profissionais de RH ou líderes, para ajudar as pessoas a superar algumas atitudes inconscientes que aprendemos na escola — e a manter outras, que também aprendemos lá.

  • Como, com as nossas atitudes e iniciativas, transformar espaços competitivos em colaborativos?
  • Como estimular que as pessoas se mostrem como são, em suas imperfeições?

De onde eu vejo, a confiança só é construída com essas premissas, e a mudança de um ambiente acontece quando começamos em nós, e em cada indivíduo — com muito apoio aos que querem confiar.

Continua após a publicidade

O tronco

Representa a comunidade.

  • Como valorizar no grupo todos os saberes?

Escrever bons textos, ter raciocínio lógico, saber nutrir relações, fazer gráficos — as habilidades poderiam ser igualmente valorizadas, para que os aprendizes, confiantes de seus talentos, pudessem potencializar sua criatividade e autonomia.

  • Como identificar e valorizar talentos aparentemente insignificantes para os resultados esperados pelos acionistas, mas fundamentais para a confiança individual e das relações?
Continua após a publicidade

  • Como abrir espaços para que as pessoas possam florescer em suas potencialidades, sendo valorizadas não só quando conseguem os resultados esperados?
  • E como nutrir espaços para que os saberes sejam compartilhados, extraindo e ampliando a sabedoria coletiva do grupo?

Os galhos

Assim como em uma árvore, há muitos galhos, diferentes entre si. Citando aqui apenas dois dos galhos:

  • Jogo infinito Como trazer o lúdico para as escolas, para as empresas e para a vida? Como podemos encarar o jogo de outro jeito, aprendendo a gostar de brincar, e não só de ganhar? Por quê? Porque, para mim, é urgente resgatar a brincadeira, o rir de si mesmo, o ajudar o outro, a alegria de fazer junto, e o tanto que aprendemos brincando — e que fomos nos esquecendo, pra sermos vistos como profissionais sérios.  E também porque a gente só fica bom em algo quando pratica, a gente só pratica errando e só erra sem traumas quando se sente seguro.
Continua após a publicidade

  •  O papel do professor/treinador. Como substituir, gradualmente, o papel daquele que estuda, prepara, sabe, apresenta, explica, cobra, valida por alguém que facilita, ouve, cria contextos para aplicarem as descobertas, apoia ao máximo quando necessário e interfere pouco quando não é?

As folhas

E, novamente, assim como em uma árvore, há centenas de folhas. São as ferramentas que usamos para organizar essa nova cultura. O Kanban é uma delas. E muitas que você conhece podem ser testadas e adaptadas, se elas contribuírem para que a confiança seja a base de tudo, o senso de comunidade seja cada vez mais forte, novas visões e papéis sejam acolhidos, e todos caminhem juntos para uma escola, empresa e sociedade compostas por pessoas que aprendam perguntando sem medo, e compartilhando com generosidade.

Compartilhe essa matéria via:

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.