Experiências fora do escritório para o desenvolvimento de líderes
Ambientes alternativos destacam-se como estratégia corporativa ao fortalecer empatia, confiança e presença na gestão e equipe.
Para promover integração entre as equipes de liderança do Brasil e do Chile da Coexpan Sul, Giovanna Rossetto, gerente de RH da companhia de embalagens rígidas, buscou uma experiência fora do escritório. Ao invés de reuniões em hotéis ou videoconferências, optou por um lugar em meio à natureza e, curiosamente, ao lado de cavalos. “Queríamos algo diferente, que realmente tirasse nossos gestores da rotina e os colocassem em um ambiente de conexão genuína”, lembra ela, que levou 18 líderes para o Centro de Treinamento Executivo Bosque Belo, em Boituva, no interior de São Paulo.
Durante quase três dias de imersão, gerentes comerciais, de operações, de qualidade e de RH participaram de atividades coletivas com tinham como objetivo a comunicação clara, feedback assertivo e confiança. De acordo com a especialista, a presença dos cavalos ajudou a “baixar a guarda” dos participantes, derrubar barreiras linguísticas e encorajar conversas mais profundas.
“Até quem tinha medo do animal acabou relaxando. A conexão com a natureza e com os cavalos nos ajudou a refletir sobre liderança de uma forma prática: não basta querer que a equipe execute uma tarefa, é preciso estar presente, estabelecer conexão e confiança”, explica. A retirada dos celulares durante a vivência também teve impacto. “No começo, alguns líderes ficaram angustiados, mas logo perceberam que a ausência da internet abria espaço para escuta ativa e criatividade. Foi um ponto de virada”.
Aprendizados de impacto
Após a experiência offsite, ela conta que o resultado foi percebido, com maior integração entre as plantas do países, comunicação mais fluida e colaboração mais efetiva no atendimento aos clientes. Depois, um vídeo com registros da atividade foi apresentado a C-Levels da companhia, que ouviram dos gestores palavras como “transformador”, “profundo” e “impactante”.
Na prática, a executiva de RH ressalta aprendizados importantes da gestão como equilibrar pressão e presença, exercitar a escuta, reconhecer o impacto de cada comunicação e valorizar o relacionamento humano. “Hoje, em cima da mesa dos líderes participantes, há um cavalinho de recordação”.
Liderança consciente
A especialista aponta que experiências fora do ambiente corporativo, antes vistas como benefícios pontuais, hoje vêm ganhando status de estratégia corporativa. “Ao estimular vulnerabilidade, empatia e inteligência emocional em espaços fora da rotina, empresas têm conseguido preparar líderes para desafios que vão além de indicadores e planilhas”. Segundo Nathalia Gottheiner, fundadora do Centro de Treinamento Executivo Bosque Belo, o trabalho é criar situações em que os profissionais saiam do controle automático e se vejam em contextos que exigem presença genuína. “Quando estão em uma atividade com cavalos, por exemplo, não há como enganar: o animal só responde se sentir confiança e coerência no comportamento do líder”.
Criadora do método, Nathalia ensina colaboradores de todo porte de companhia a vivenciarem uma experiência no campo, onde os cavalos atuam como espelhos emocionais da liderança consciente. A metodologia combina doma, neurociência, mindfulness e comunicação não verbal para promover transformações além do team building e resgatar valores como empatia, escuta ativa, cooperação e inteligência emocional. “As pessoas chegam acostumadas a falar de metas, números e prazos, mas descobrem que liderança também é escuta e coerência entre discurso e prática”, reforça.







