Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Link Festival: evento híbrido discutirá a inclusão digital no mundo corporativo

Objetivo é ampliar o diálogo sobre o tema e mostrar seu potencial enquanto estratégia de negócio capaz de gerar impacto social positivo.

Por Izabel Duva Rapoport
29 jul 2025, 18h00 •
Um homem vestindo um cardigan sentado em uma cadeira de rodas. Ele está digitando no teclado do notebook em cima de uma mesa branca.
 (Westend61/Getty Images)
Continua após publicidade
  • Realizado pela Hand Talk, o Link Festival chega à sua 8ª edição nos dias 7 e 8 de agosto na Tokio Marine Hall, em São Paulo. Com transmissão online e gratuita, o tema do evento será “inovação com propósito, inclusão com impacto”.

    Reconhecido como o maior festival de acessibilidade digital da América Latina, o Link Festival reúne especialistas nacionais e internacionais, empresas com cases de sucesso e pessoas com deficiência para debater avanços, desafios e oportunidades para a inclusão no ambiente digital.

    Para Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, o evento ganha mais importância com as descobertas do Panorama de Acessibilidade Digital, um estudo realizado pela empresa em parceria com o instituto Opinion Box. O levantamentou mostrou, por exemplo, que mais da metade das pessoas com deficiência enfrenta dificuldades para acessar conteúdos na internet – e apenas 39% consideram que os sites em geral atendem às suas necessidades.

    O levantamento também indica que 49% das empresas afirmam ter iniciativas voltadas à acessibilidade, mas barreiras internas como a resistência ao tema e a falta de conhecimento técnico ainda são significativas.

    Para Ronaldo, a acessibilidade digital deve estar no centro do planejamento das organizações. “Ela não pode ser vista como um ‘extra’, mas como uma base estratégica. Investir em tecnologia, capacitar profissionais e promover uma mudança de mentalidade são ações fundamentais para construir um ambiente digital verdadeiramente inclusivo.”

    Continua após a publicidade

    Patrocinado por marcas como Google, Claro e Itaú, o objetivo do evento é mostrar que a acessibilidade é uma oportunidade de inovação e uma forma de gerar valor para todos. “Mais do que cumprir uma obrigação, [discutir o tema e investir nele é uma questão de] criar experiências mais humanas e inclusivas”, afirma Ronaldo. “E ter companhias relevantes de diferentes mercados nos patrocinando dá ainda mais incentivo para seguirmos esse objetivo.”

    A programação inclui painéis, workshops, apresentações artísticas e a entrega do Prêmio Líderes de Acessibilidade, que reconhece iniciativas transformadoras para pessoas com deficiência. Toda a estrutura será acessível, com tradução em Libras, audiodescrição, legendas em tempo real e adaptação arquitetônica.

    As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo