Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

As prioridades da liderança para 2023

Segundo análise da Gartner, gestores enfrentarão três desafios: inflação crescente, talento escasso e caro e restrições de fornecimento global

Por Redação
Atualizado em 18 jan 2023, 14h28 - Publicado em 17 jan 2023, 07h54
Mulher ruiva com camisa branca e blazer cinza chumbo segura uma xícara de café enquanto conversa com um homem de camisa branca
 (Pexels/JackSparrow/Divulgação)
Continua após publicidade
A

maioria dos gestores nunca enfrentou estas três questões simultaneamente: inflação crescente, talento escasso e caro e restrições de fornecimento global, indica uma análise da consultoria Gartner. De acordo com o estudo, 23% dos diretores financeiros estão aumentando a remuneração dos funcionários para compensar os aumentos de preços ao consumidor e 90% dos CEOs esperam um aumento significativo da inflação nos próximos 12 meses. Metade dos líderes de RH acredita que vai haver maior competição por talentos nos próximos seis meses, e 46% consideram que a disputa continuará alta para cargos com maior demanda em 2023. Para 48% dos diretores financeiros, a volatilidade e a escassez da cadeia de suprimentos também atravessarão 2023 firmes e fortes. Veja outros desafios para a liderança, de acordo com a Gartner.

As 10 preocupações do RH

Eficácia da liderança, design organizacional e gerenciamento de mudanças e experiência do funcionários serão as principais questões dos líderes de RH em 2023. A lista contempla outros sete desafios.

Gráfico com os desafios do RH
(VOCÊ RH/VOCÊ RH)

As dificuldades para os CEOs

A Gartner ainda levantou quais os desafios para os CEOs em 2023 e os comparou com os enfrentados em 2022. Confira no gráfico:

Continua após a publicidade

Gráfico Os desafios dos CEOs

Desafios de gestão

A análise constatou que 28% dos líderes de nível médio não recebem o desenvolvimento de que precisam. Na opinião de 27% dos gestores de RH, o banco de talentos para a liderança não é diversificado, e 24% acham que a empresa não prepara os líderes para o futuro do trabalho.

O principal problema enfrentado pelo RH no desenvolvimento da liderança é que os líderes de nível médio não recebem o desenvolvimento de que precisam, citado por 28%. Em segundo lugar, com 27%, estão os bancos de talentos para a liderança pouco diversificados; em terceiro, com 24%, a abordagem de desenvolvimento de liderança que não prepara os líderes para o futuro do trabalho. O fato de gestores operacionais não receberem o desenvolvimento de que precisam foi citado poe 24% e 22% citaram que os processos de gestão de sucessão não rendem os líderes certos no momento certo.

Continua após a publicidade

As mudanças no mundo do trabalho dos últimos anos têm produzido efeitos nas equipes, trazendo ainda mais desafios para a liderança:

Gráfico Fadiga da Mudança
(VOCÊ RH/VOCÊ RH)

A falta de um plano de carreira atraente é um problema para 44% dos profissionais de RH entrevistados — o problema ocupa a liderança quase isoladamente.

Continua após a publicidade
Gráfico Carreiras no Divã
(VOCÊ RH/VOCÊ RH)

Para a maior parte dos líderes de RH, o modelo híbrido traz mais benefícios do que riscos. A cultura e a colaboração, no entanto, devem receber atenção especial.

Gráfico Hibridômetro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.