Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Aumenta número de contratações temporárias de profissionais de RH

Aumento significativo das contratações em 2021 tem ligação com o reaquecimento do mercado de trabalho

Por Letícia Furlan
25 mar 2022, 06h03
Imagem mostra duas pessoas dando um aperto de mãos, como se estivessem firmando um contrato
 (Pexels/Kindel Media/Divulgação)
Continua após publicidade
A

Assigna, empresa do Talenses Group especializada em contratação temporária, viu as contratações de profissionais de RH neste modelo triplicarem em 2021 na comparação com o ano passado. E pelo menos metade das contrações atualmente são desta área — mais especificamente de Recrutamento e Seleção.

Para acompanhar a recuperação econômica, as empresas precisam contratar. “Por outro lado, ainda não havia segurança para contratação fixa desses profissionais, porque a pandemia ainda estava presente, então as perspectivas para 2021 ainda eram incertas. Nesse caso, a contratação de profissionais de RH temporários foi a melhor solução”, afirma Fernando Pedro, diretor geral da Assigna.

De acordo com Fernando, uma parcela significativa de profissionais de RH se interessam pelo modelo por causa da agilidade na contratação e por terem a oportunidade de conhecer diferentes estruturas de trabalho, ampliando o networking.

Uma vantagem para as empresas é a de encontrar um profissional adequado rapidamente — as vagas são fechadas em até cinco dias úteis. “Além disso, não há a necessidade de possuir um headcount dentro de sua equipe para esta contratação, ‘onerando’ a folha de pagamento da empresa”, afirma o diretor da Assigna.

Continua após a publicidade

Para o contratado, o modelo permite experiências em diversos setores, além de um poder maior de escolha para determinar quando e onde trabalhar. “É também uma ótima oportunidade para aqueles que estão no mercado à procura de um novo emprego, já que 70% das nossas vagas são fechadas com profissionais desempregados”, afirma Fernando.

Legislação

Com as mudanças na legislação trabalhista, o mercado começou a enxergar uma oportunidade em trabalhar projetos com começo, meio e fim. Por isso, para Fernando, essa seria uma tendência para diversas áreas, e não só para o RH.

Continua após a publicidade

Sancionada em 2017, a reforma trabalhista refletiu na contratação temporária. Se antes os contratos tinham duração de até três meses e qualquer renovação dependia de autorização do Ministério do Trabalho, agora eles podem ser firmados por um prazo de até seis meses. E há, também, a possibilidade de renovação automática por mais três meses.

“Acredito que, na área de RH, a principal divisão que terá esse tipo de contratação são as posições de talent acquisition, que acompanham o volume de demanda do mercado. Ou seja, quanto mais o mercado estiver em alta, mais contratações as empresas precisarão fazer”.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.