Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Chile aprova redução de jornada de trabalho e semana de 4 dias

Empresas deverão diminuir gradativamente a média de horas trabalhadas até chegar, daqui a cinco anos, ao limite de 40 por semana

Por Redação
15 abr 2023, 07h01 • Atualizado em 24 out 2024, 08h04
Mulher asiática está em um café e desliza a tela do celular
 (Sam Lion/Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O

    Congresso chileno aprovou a redução da jornada de trabalho no país. Nos próximos cinco anos, empregadores terão de diminuir o expediente de 45 para 40 horas, que é o recomendado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O processo será gradativo: ao final do primeiro ano, a jornada passará a ser de 44 horas semanais. Depois de três anos, o limite cai para 42 horas; e, após cinco anos, 40 horasAlguns setores, como os da mineração e dos transportes, poderão operar com regras exclusivas e tempos mais longos, de até 52 horas, desde que em seguida garantam mais dias de descanso como forma de compensação.

    Com a nova medida, o Chile vai se tornar a nação da América Latina com a menor jornada de trabalho, junto com o Equador. No Brasil, a CLT define um limite de 44 horas.

    A lei chilena é mais um avanço em uma política que já vem se desenhando há anos. Em 2005, a jornada de trabalho no país passou de 48 para 45 horas. Apesar do longo período, na prática a maioria dos profissionais já trabalha menos de 40 horas por semana — 36,8, para ser mais preciso, segundo a OIT (veja o quadro ao final).

    A nova lei também permitirá a conversão de horas adicionais em até cinco dias a mais de férias e a adoção da jornada de quatro dias de trabalho. Antes, era obrigatório cumprir os cinco dias úteis. Além disso, a medida cria o limite de cinco horas extras por semana — atualmente, são permitidas 12. Mães, pais e cuidadores de crianças de até 12 anos terão direito a horários alternativos, para conciliar as demandas pessoais e profissionais.

    Continua após a publicidade
    Tempo trabalhado

    Veja a média de horas dedicadas ao trabalho em dez países

    38,7 – Venezuela
    38,5 – República Dominicana
    38,5 – Bolívia
    37,7 – Brasil
    37,3 – Perú
    36,8 – Chile
    35,6 – Nicarágua
    34,6 – Argentina
    34,5 – Equador
    34,1 – Panamá

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo