Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Pesquisa revela que funcionários estão insatisfeitos com o onboarding

Levantamento da Talenses Group com a FGV mostra que processo de integração mais eficiente ainda acontece no presencial. Veja os dados.

Por Letícia Furlan
9 jun 2023, 07h00
Cinco pessoas estão ao redor de uma mesa. Na mesa tem um computador, livros e cadernos. Três das pessoas estão de pé e as outras duas sentadas
 (Pexels/Ivan Samkov/Divulgação)
Continua após publicidade
A

o menos metade das pessoas já viu problemas nos processos de integração da empresa em que trabalha. Esse dado é de um levantamento com 553 profissionais realizado pela consultoria Talenses Group em parceria com a FGV.

Para Paul Ferreira, professor de estratégia e liderança da Fundação Getulio Vargas, o onboarding mais eficiente ainda acontece em modelo presencial. Mas, com a realidade do home office, as organizações precisaram adaptar essa etapa. “O ponto central é como reorganizá-lo para que possa trazer o melhor dos dois mundos, o presencial e o remoto”, diz.

Alexandre Benedetti, diretor-geral do Talenses Group, afirma que parte do resultado pode ser atribuída à cultura nacional de acolhimento. “Os brasileiros gostam mais de estar juntos.”

Benedetti acrescenta que a insatisfação com o onboarding não passa por uma questão geracional. Os dados da pesquisa mostraram que, do baby boomer à geração Z, todos preferiram que a integração fosse feita, no mínimo, de maneira híbrida. Não só à distância.

Continua após a publicidade
Gráfico
(VOCÊ RH/VOCÊ RH)
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR OFERTA

Revista em Casa + Digital Completo