Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Semana de 4 dias de trabalho é aprovada em teste no Reino Unido

Projeto indica que 71% dos profissionais tiveram os níveis de esgotamento reduzidos e que as empresas registraram crescimento de 35% na receita

Por Redação
Atualizado em 6 Maio 2023, 15h29 - Publicado em 24 fev 2023, 07h01
Uma mulher ruiva está sentada sorrindo em frente a um computador. Ela parece estar em uma cafeteria
 (Unsplash/Brooke Cagle/Divulgação)
Continua após publicidade
E

mpresas que testaram a semana de quatro dias de trabalho no Reino Unido aprovaram o modelo: 92% das 61 companhias continuam com a redução da jornada sem corte na remuneração, 4% afirmam que devem seguir com o teste antes de tomar uma decisão e apenas 4% optaram por não adotar a prática. Recentemente, o Chile também aprovou a redução da jornada de trabalho, o que dá vazão à adoção da jornada de quatro dias de trabalho

Segundo o estudo, conduzido pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global entre junho e novembro de 2022, entre os maiores benefícios está o bem-estar dos funcionários. Os dados mostram que 39% dos profissionais relataram menos estresse e 71% tinham níveis reduzidos de esgotamento ao final do teste. Os níveis de ansiedade e fadiga e os problemas de sono diminuíram e a saúde mental e física melhorou.

Outros ganhos foram maior harmonia entre vida pessoal e profissional e mais facilidade para administrar o trabalho para conseguir atender aos compromissos familiares e sociais. Para 54%, a jornada reduzida tornou mais fácil equilibrar o trabalho com as tarefas domésticas. Os funcionários também relataram maior satisfação com as finanças domésticas, os relacionamentos e com o uso do tempo.

A avaliação final do projeto mostra que a receita das empresas permaneceu estável durante o período de seis meses, com aumento médio de 1,4%, ponderado pelo tamanho da empresa. Quando comparado a igual período de anos anteriores, o crescimento de receita foi de 35%, em média.

Continua após a publicidade

Os pedidos de demissão caíram 57% no semestre e 15% dos funcionários afirmam que nenhuma quantia de dinheiro faria com que aceitassem uma mudança para uma empresa com jornada regular.

A preparação

Antes de o projeto começar, os participantes tiveram dois meses de preparação, com workshops, coaching, mentoring e apoio de consultorias e profissionais que já tinham experimentado a prática.

As empresas, de diversos setores e portes, não eram obrigadas a adotar de forma rígida um modelo de redução de jornada diária ou a semana de quatro dias, desde que a remuneração fosse mantida em 100% e os funcionários tivessem uma “significativa” diminuição do tempo de trabalho.

Continua após a publicidade

Cada companhia desenvolveu uma política adaptada ao seu setor de atuação, aos desafios organizacionais, às estruturas departamentais e à cultura de trabalho. O resultado foi uma variedade de soluções, desde a sexta-feira livre até a jornada escalonada, com as equipes atuando em regimes diferentes para cobrir todos os dias. De acordo com o relatório, algumas empresas optaram por modelos descentralizados, em que cada área combinava a melhor forma; outras definiram condições para que a iniciativa pudesse se concretizar.

“As organizações estão contribuindo com dados e conhecimento em tempo real que valem ouro. Essencialmente, estão lançando as bases para o futuro do trabalho, colocando em prática uma semana de quatro dias, em todos os tamanhos de negócios e quase todos os setores, e nos dizendo exatamente o que estão descobrindo à medida que avançam”, disse o CEO global da 4 Day Week, Joe O’Connor, em comunicado.

O projeto, que tem parceria de pesquisadores das universidades de Cambridge e de Oxford e do Boston College, contou com a participação de 2.900 funcionários de 61 companhias no Reino Unido.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.