Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Conheça Joan Burke, líder global de RH da DocuSign, contratada aos 69 anos

Atualmente com 72 anos, a americana é responsável pela gestão de pessoas global da DocuSign e diz que a diversidade tem muito a contribuir com os negócios

Por Elisa Tozzi
Atualizado em 12 abr 2021, 10h34 - Publicado em 10 abr 2021, 08h00
A imagem mostra a foto de Joan Burke, uma americana de 72 anos de cabelos claros e curtos
 (DocuSign/Divulgação)
Continua após publicidade

Joan Burke, de 72 anos, tem uma história que vai na contramão de muitas trajetórias de carreira: deixou a aposentadoria para aceitar uma proposta de emprego. Aos 69 anos, a americana foi contratada como RH global da DocuSign, empresa de tecnologia especializada em assinaturas digitais. Ela recebeu o convite do CEO da companhia, que enxergou em seu perfil as habilidades essenciais para liderar a área de gestão de pessoas da empresa. “Este é o lugar onde estou fazendo o trabalho da minha vida”, diz Joan, em entrevista para VOCÊ RH.

Qual foi a sua motivação para sair da aposentadoria e aceitar a proposta da Docusign?

Minha jornada da aposentadoria para a DocuSign é interessante. Eu já havia trabalhado com o Dan Springer, CEO da DocuSign, que me convenceu a sair de uma aposentadoria precoce e me juntar a ele na DocuSign ,depois que minha empresa anterior, a Marketo, foi adquirida. Eu me lembrava que o Dan era um líder excepcional e sabia que a DocuSign era uma empresa fenomenal com ótimas pessoas e uma forte missão, então decidi dar o salto e aceitar o cargo de Chief People Officer. Três anos depois, e este é o lugar onde estou fazendo o trabalho da minha vida. É isso que dizemos: queremos que as pessoas façam o trabalho de suas vidas, e realmente queremos isso. Todos os dias, lembro-me disso e sei que tomei a decisão certa.

Quais são seus desafios no RH da empresa?

Eu gerencio todos aspectos globais relacionados a RH e nossos esforços de Responsabilidade Social Corporativa, como aquisição e desenvolvimento de talentos, parceiros de negócios de RH, recompensas totais, operações de pessoas, desenvolvimento de talentos, nossa iniciativa do DocuSign IMPACT [projeto de voluntariado e impacto social] e todo o espectro da experiência do funcionário. A pandemia apresentou maneiras diferentes e, em alguns pontos, até melhores para trabalharmos novos desafios que nunca tivemos que enfrentar no local de trabalho.

O que mudou com a crise de covid-19?

Por exemplo, no início da pandemia, a integração foi um verdadeiro desafio quando tivemos que mudar a rota e fazer a transição para operar inteiramente virtual. No entanto, com essa experiência, aprendemos que existem oportunidades de avançar com uma mentalidade totalmente digital para melhorar processos tradicionais. Com sessões virtuais de boas-vindas, nosso CEO agora pode conhecer e interagir com todos os novos funcionários com mais facilidade. A TI pode preparar novos funcionários ainda mais cedo, enviando materiais como laptops com antecedência, antes mesmo de alguém começar sua função.

A pandemia também mostrou como é importante as empresas ajudarem os funcionários a ver como seu trabalho está contribuindo para uma missão mais ampla e garantir que se sintam apoiados durante esse período. Por exemplo, lançamos vários benefícios, incluindo um chamado DocuSign Cares para permitir que os funcionários reembolsem até R$ 5.049 para ajudar com despesas relacionadas ao cuidado de entes queridos e animais de estimação, investimento em novos móveis de escritório para o home office, inscrição em aplicativos ou aulas de ginástica online, entre outras facilidades. Durante esse tempo, nos concentramos em ajudar os funcionários a compreender a cultura da DocuSign e se sentirem conectados a ela. Queremos garantir que as equipes se sintam estimuladas todos os dias e posicionar a DocuSign como um empregador atraente para os melhores talentos.

Continua após a publicidade

Quando os escritórios físicos reabrirem futuramente, provavelmente manteremos e desenvolveremos alguns de nossos processos virtualizados, como a integração inicial de um novo funcionário, enquanto também exploramos como as equipes se conectam e colaboram neste modelo híbrido de trabalho remoto e no escritório.

O preconceito etário, ou ageísmo, é uma realidade em muitos países – incluindo o Brasil. Qual é a sua percepção sobre esse tipo de preconceito?

Adoro essa pergunta, pois a DocuSign me contratou depois da idade em que a maioria das pessoas se aposentam permanentemente. Na DocuSign, temos o compromisso de construir uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva. Como resultado da pandemia e da mudança para o trabalho remoto, temos a oportunidade de contratar um grupo mais amplo de talentos onde quer que estejam.

A fim de construir uma equipe mais diversificada – atraente para indivíduos de diferentes raças, idades, sexos e assim por diante – temos o compromisso de dar a todos os funcionários oportunidades iguais de sucesso, de serem ouvidos, trocarem ideias abertamente e com isso construir uma vida com relacionamentos duradouros.

Continua após a publicidade

Procuramos profissionais de todas as idades, acolhemos e abraçamos diferentes perspectivas e pontos de vista. Também realizamos workshops focados em compreensão de todos os aspectos que envolvem preconceitos e demonstração de empatia em toda a empresa, além de trazermos mais palestrantes externos que abordam estas questões. Esses workshops e eventos aumentaram a consciência e a empatia pelo que os outros estão vivenciando e pelo que cada um de nós podemos fazer para sermos melhores aliados uns dos outros na nossa profissional.

Leia também:

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.