Clique e Assine VOCÊ RH por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Lideranças têm cuidado com a linguagem que empregam, indica estudo

O poder sobe à cabeça, e os chefes falam o que der na telha? Longe disso, segundo pesquisadores que analisaram 101 mil e-mails. Entenda.

Por Luisa Costa
14 Maio 2024, 19h22

O poder sobe à cabeça, e chefes falam o que der na telha nas mensagens para seus funcionários. Será? Um estudo realizado por pesquisadores da Queen Mary University of London, na Inglaterra, mostrou que, na verdade, as lideranças são “extremamente cautelosas” com sua comunicação escrita.

A equipe analisou mais de 101 mil e-mails de 2,3 mil indivíduos, investigando a presença de palavras com conotações potencialmente sensíveis. Por exemplo: termos que representam identidades raciais ou linguísticas; termos religiosos, como “Deus”, “inferno” ou “altar”; e termos geralmente usados em discussões políticas ou discursos jurídicos, como “Congresso” ou “tribunal”.

O resultado? Quem ocupa cargos de poder tem três vezes menos chance de incluir essas palavras com potencial de polêmica em suas mensagens, em comparação com pessoas mais subalternas.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores sugerem que isso acontece porque mais poder também pode significar mais vulnerabilidade e exposição. As palavras dos chefes, afinal, são lidas por mais pessoas – e analisadas de perto.

Compartilhe essa matéria via:

Este texto faz parte da edição 91 (abril/maio) da VOCÊ RH. Clique aqui para conferir os outros conteúdos da revista impressa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.