Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

10 coisas que você precisa saber para trabalhar no Mercado Livre

Confira o que você precisa saber se quiser trabalhar no Mercado Livre

Por Mariana Poli
Atualizado em 5 dez 2020, 20h58 - Publicado em 28 dez 2017, 09h00
Nova sede do Mercado Livre: empresa é a campeã de satisfação em relação a remuneração e benefícios (Mercado Livre/Divulgação)
Continua após publicidade

Crescimento é assunto recorrente na filial brasileira do Mercado Livre, maior e-commerce da América Latina. Fundada na Argentina, a empresa vai de vento em popa por aqui.  Só no último trimestre as vendas no site saltaram 50,7% em relação ao mesmo período de 2016.

O faturamento, que chegou a 370 milhões de dólares, teve alta de 60%. Com 1 700 funcionários, a operação já responde por 50% dos ganhos globais da companhia, presente em 19 países.  

1. Escritório imponente
No ano passado, o Mercado Livre inaugurou uma ampla sede em São Paulo, apelidada de Melicidade, em referência à sua sigla na bolsa (Meli). Com 33 000 metros quadrados, o local tem academia, refeitório, atendimento bancário, manicure, áreas de lazer e 140 salas de reunião.

2. Chefia argentina
Ex-funcionários dizem, no site de avaliação Love Mondays, que há uma centralização de decisões na Argentina. Helen Menezes, gerente de RH, explica: “Toda a diretoria é de brasileiros. Mas temos estrutura matricial e nos reportamos a eles”.

  • Relacionadas

3. Rotina flexível

Continua após a publicidade

Desde que cumpra sua jornada, é o empregado quem faz o próprio horário. Para incentivar o home office, a empresa limitou o benefício de estacionamento a quatro dias; no quinto, entende-se que não é para o colaborador estar no escritório.

4. Trabalho pesado
Os funcionários do Mercado Livre reclamam da carga horária pesada. Ciente, a companhia tem um banco de horas rigoroso. A cada quatro meses, a pessoa é obrigada a tirar folgas (a opção mais incentivada formalmente) ou receber em dinheiro.

5. Empresa festeira
Toda última quinta-feira do mês é dia de happy hour na firma, com direito a drinques e comida à vontade. Além disso, o novo escritório vive abrindo as portas para eventos de empresas parceiras.

Continua após a publicidade

6. Time unido
O ambiente de trabalho colaborativo e a cultura informal são elogiados pelos empregados. Por lá, a regra é: competir em equipe para ganhar. “Deixamos claro que disputa só lá fora. Aqui dentro nós temos de colaborar uns com os outros”, diz Helen.

7. Rotação de área
É frequente ouvir de funcionários a expressão “beta contínuo”, que, na prática, significa estar sempre testando, aprendendo e melhorando. No Workplace, a rede social da organização argentina, é possível articular experiências em projetos de outras áreas ­— fazendo rotações informais dentro da companhia.

8. Protagonismo
No Mercado Livre, o profissional é dono da própria carreira (e não há caminhos predefinidos). Então, a primeira coisa para se dar bem e crescer é deixar registradas as intenções no sistema de metas e desenvolvimento.

Continua após a publicidade

9. Resiliência
Quem entra na companhia precisa saber que ela dá guinadas frequentes em processos e estruturas. Como o varejo eletrônico é um segmento nervoso, tudo muda a toda hora. Quem não tem capacidade de adaptação pode sofrer.

10. Crescimento rápido
O Mercado Livre vem aumentando o número de funcionários. No último ano, o quadro cresceu 44%. E a expectativa é seguir contratando. As áreas mais demandadas são atendimento ao cliente, comercial e TI.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.