Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês do Cliente: Revista em casa 9,90

A agenda da liderança de RH em 2022

O ano começa com o mercado se reaquecendo e uma clara guerra por talentos qualificados

Por Isis Borge, colunista de VOCÊ RH
4 fev 2022, 07h00
Uma mulher aparece sentada no chão de sua sala usando o notebook.
 (Anthony Shkraba/Divulgação)
Continua após publicidade
O

ano já se inicia a todo vapor. Apesar de uma economia mostrando um PIB tímido e de estarmos diante de um ano eleitoral sem previsibilidade do que irá acontecer, o mercado começa 2022 com um aquecimento maior em contratações e uma clara guerra por talentos qualificados. Com isso, as equipes de recrutamento terão um trabalho intenso na atração de talentos e no desenvolvimento de processos seletivos mais bem estruturados, sem deixar de ser ágeis e mais aceleradas na tomada de decisão.

Deve-se também minimizar as perdas de pessoas-chave. É o momento de definir quem são os talentos imprescindíveis, estruturar um plano de retenção e deixar que eles saibam que são importantes para a organização. A área de desenvolvimento humano e organizacional também terá o papel fundamental de ouvir os anseios dos colaboradores e ajudar na conexão entre seus propósitos pessoais e os da organização, visando desenvolver e manter talentos no longo prazo.

Outro tema bastante relevante é o forte trabalho na cultura das empresas. No ano de 2022, temos diversos cenários com companhias que optaram por permanecer remotas, outras funcionando em formatos híbridos e organizações com data definida para o retorno ao presencial. Independentemente do modelo adotado, é pauta para todos os níveis hierárquicos do RH resgatar a cultura das organizações que estão, de certa forma, abaladas. As empresas precisarão se reinventar para resgatar ou estabelecer seus valores como companhia. Há também o grande desafio de atuar na readaptação das pessoas na sua forma de trabalhar: muitas se desacostumaram das rotinas do trabalho presencial e precisarão ser reinseridas nesse cenário.

Este trecho faz parte de uma reportagem da edição 78 (fevereiro/março) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo Anual

OFERTA MÊS DO CLIENTE

Revista em Casa + Digital Completo Anual