Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Coronavírus: concurso do IBGE com 208 mil vagas para Censo é suspenso

IBGE decidiu adiar o Censo para 2021 seguindo recomendações Ministério da Saúde em razão da pandemia de coronavírus

Por Camila Pati
Atualizado em 23 out 2024, 10h41 - Publicado em 18 mar 2020, 11h54
Bandeira do Brasil: confira oportunidades na carreira pública (Diego Vara/Reuters)
Continua após publicidade

Em razão da pandemia de coronavírus, o IBGE adiou a realização do censo para o ano que vem e o concurso para contratação de agentes censitários, supervisores e recenseadores está suspenso. No site do IBGE há um comunicado sobre as recentes decisões tomadas seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

A seleção para 208 mil vagas temporárias teve dois editais publicados no Diário Oficial do dia 5 de março e receberia inscrições até o próximo dia 24 de março pelo site da Cebraspe. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

Sobre a suspensão do Censo e do Concurso, o IBGE informa que “a decisão leva em consideração a natureza de coleta do Censo, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. Considera, também, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho”.

  • Relacionadas

O próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021, segundo o IBGE.

O instituto também decidiu pela suspensão da coleta domiciliar presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC) e do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).

Como a lei brasileira trata faltas no trabalho por suspeita de coronavírus?

O afastamento do trabalho de um funcionário com suspeita de coronavírus é uma medida de proteção à saúde pública, estando o empregado sujeito à estudo e investigação epidemiológica. Confira se há impacto no salário:

Quem faltar ao trabalho por suspeita de coronavírus terá o dia descontado?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.