Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Vagas para recrutadores quadruplicaram em 2021: como se destacar na área?

Levantamento do LinkedIn mostra que a carreira está em ascensão. Especialistas mostram os desafios e as habilidades mais importantes para os recrutadores

Por Elisa Tozzi
7 set 2021, 07h00 • Atualizado em 23 out 2024, 13h28
Imagem mostra uma mulher branca, de cabelos claros, acenando para o notebook e sorrindo
 (Pexels / Yan Krukov/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O LinkedIn divulgou uma boa notícia para quem trabalha com recrutamento e seleção: o número de vagas para recrutadores no Brasil quadruplicou em junho de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. A tendência é que a carreira cresça com a melhoria dos índices da economia e, segundo o LinkedIn, as posições para essa área estão voltando aos poucos ao nível pré-pandemia.

    A pesquisa também mapeou os aspectos que são mais importantes para os profissionais que buscam um recolocação na área. Os três primeiros são:  equilíbrio entre vida pessoal e profissional, remuneração e cultura da empresa. Mas um fator se destaca: estabilidade da posição, índice que cresceu 21%.

    É muito positivo que a demanda dessas posições esteja aumentando no Brasil e ao redor do mundo. Com tantos desafios no mercado profissional no último ano, é compreensível que fatores como a estabilidade do emprego esteja no topo da lista de prioridades”, diz Ana Claudia Plihal, executiva de Soluções de Talentos do LinkedIn.

    Como se destacar na área de recrutamento e seleção

    Com mais vagas nessa área, o que um profissional deve fazer para se destacar? Para a Ana Paula Montanha, sócia-diretora de Capital Humano da Hayman-Woodward, escritório especializado em imigração, uma competência fundamental é ter pensamento estratégico.

    Entender de planejamento estratégico irá aumentar a compreensão sobre o posicionamento da empresa em comparação com os  concorrentes, e melhorar a busca por executivos que possam estar em outras indústrias e segmentos mas que possuam visão inovadora e que agreguem valor. Um headhunter brilhante vai além do recrutamento no concorrente”, diz a especialista.

    Continua após a publicidade

    Além disso, investir no conhecimento de idiomas também é importante – já que o recrutamento internacional é uma tendência forte. “O mundo globalizado exige que se pense o recrutamento em múltiplos países”, explica Ana Paula.

    Os principais desafios

    Para ter um carreira longeva na área, é preciso ficar atento às transformações do mundo do trabalho. Fernando Pedro, diretor geral da Assigna, empresa do Talenses Group especializada em Staff Loan (trabalho temporário e terceirizado), indica que as tendências mais importantes são: novos modelos de contratação, trabalho remoto, carreiras em Y, desafios geracionais, diversidade e inclusão e escassez de talentos em algumas áreas – especialmente em tecnologia, que tem mais vagas do que profissionais no Brasil.

    “Existe também o desafio de acompanhar as novas tecnologias que surgem no setor e exigem do recrutador agilidade de aprendizagem. Ao mesmo tempo, o cuidado com o humano tem que continuar independentemente da tecnologia. Mesmo que tenhamos ajuda das máquinas para agilizar os processos, sempre teremos um ser humano do outro lado”, diz Fernando.

    Continua após a publicidade

     

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

     

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo