Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Com programa de saúde mental, empresa aumenta o índice de positividade

Oferecendo conteúdo sobre bem-estar mental a todos os funcionários, a Wiz Soluções conseguiu aumentar o sentimento positivo da equipe. Saiba como

Por Elisa Tozzi
Atualizado em 23 out 2024, 13h28 - Publicado em 1 set 2021, 07h00
Imagem mostra mulher de costas correndo em um campo verde
 (Sasha Freemind/Unsplash)
Continua após publicidade

A preocupação com o bem-estar psicológico dos funcionários estimulou a Wiz Soluções, gestora de canais de distribuição de seguros, consórcios, crédito e outros produtos financeiros, criar um programa de saúde mental. O projeto foi batizado de P.A.U.S.E, acrônimo para Programa de Autocuidado e Saúde Emocional. Lançado em maio, reúne palestras, treinamentos e momentos de pausas diárias para que os profissionais da empresa lembrem que precisam descansar.

E já há bons resultados para se comemorar. Nas pesquisas Pulse, que medem o humor do pessoal, o percentual de sentimento positivo saltou de 77% em janeiro para 86% em junho. Na entrevista a seguir, Carolina Bento, diretora de Gente e Gestão da Wiz, explica sobre o programa.

Como surgiu a ideia de criar o P.AU.S.E.?

Entendemos que, devido a correria do dia a dia, a brusca mudança no ambiente e formato de trabalho causada pela pandemia de covid-19, o excesso de reuniões, lives, e-mails e outras tarefas, muitas pessoas estavam sobrecarregadas e se esquecendo de cuidar do seu bem mais valioso: a saúde.

Essa iniciativa começou a ser executada em maio de 2021 com a ideia principal de fazer pequenas pausas para que as pessoas se percebam física e mentalmente e, com base nisso, busquem práticas que promovam o autocuidado. Todas as quartas-feiras – dia pensado justamente por ser o meio da semana – compartilhamos alguma dica de autocuidado com nossos funcionários por meio de conteúdos, vídeos, podcasts ou artigos. O objetivo é que seja algo prático e rápido para que não se torne mais uma atividade para as pessoas que já podem estar exaustas.

Existe algum tipo de treinamento sobre saúde mental que especificamente para as lideranças?

Em um primeiro momento quisemos direcionar a ação para todo os colaboradores como indivíduos, e não relacionando à função que eles ocupam. Agora, queremos conversar com os gestores sobre o impacto deles para termos um ambiente de mais saúde e segurança psicológica. Para o segundo semestre, já temos previsto um treinamento específico para a liderança.

Continua após a publicidade

Já é possível mensurar resultados do programa?

Apesar das doenças e transtornos mentais estarem cada vez mais presentes na sociedade, ainda temos um grande desafio para quebrar o tabu associado ao cuidado com a saúde mental. Aqui na Wiz, ainda assim, já conseguimos atingir mais de 379 pessoas com pelo menos um acesso em algum conteúdo.

Não conseguimos afirmar uma relação direta, mas, após o lançamento do P.A.U.S.E., em maio, identificamos uma queda nos sentimentos “negativos” na pesquisa Pulse de sentimentos semanais, ferramenta em que as pessoas sinalizam como foi a semana dele por meio emojis, o que gera dados de acompanhamento e atuação da liderança e do RH na saúde mental, engajamento e motivação do time.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.