Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Empresa lança programa para aumentar a diversidade entre os fornecedores

Mondelēz investe 400 milhões de reais em iniciativa para empresas com pelo menos 51% de sócios mulheres, PCD, indígenas, pretos e pardos ou LGBTQIA+

Por Letícia Furlan
Atualizado em 19 abr 2023, 15h46 - Publicado em 7 abr 2023, 07h02
Grupo de funcionários diversos conversa em um escritório
 (Kindel Media/Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade
O

assunto é quente e os últimos acontecimentos do mundo corporativo envolvendo mão de obra terceirizada deixam claro: as empresas precisam criar e consolidar ações de responsabilidade social envolvendo prestadores de serviço. E isso inclui estender à rede as iniciativas realizadas internamente.

A multinacional Mondelēz, dona de marcas como Oreo, Bis, Lacta, Trident, Club Social, Halls e Tang, quer avançar nesse quesito, ampliando suas políticas de diversidade não só no quadro de funcionários mas também entre os fornecedores.

A companhia definiu quatro grandes frentes de atuação: pessoas com deficiência, mulheres na liderança, talentos negros e pessoas LGBTQIA+. “Nosso objetivo é espelhar internamente a realidade da sociedade brasileira em termos de diversidade”, afirma Daniela Sagaz, líder de diversidade e inclusão da Mondelēz Brasil.

Atualmente, a empresa tem 50% dos cargos de liderança sênior ocupados por mulheres. No quadro geral de funcionários, são 5% de pessoas com deficiência e 2,3% de pessoas trans, além de 26% de pretos e pardos em posições administrativos. A meta é melhorar esses índices ainda em 2023, chegando a 35% de pretos e pardos em cargos administrativos e 17% na liderança, e 5,5% de PCDs na companhia. Outra meta é conseguir mais diversidade entre os parceiros.

Continua após a publicidade

A solução

Para isso, a Mondelēz vai colocar 400 milhões de reais no programa Investir com Propósito, voltado para a contratação de fornecedores que tenham no quadro societário pelo menos 51% de mulheres, pessoas com deficiência, indígenas, pretos e partos ou LGBTQIA+. “Todo o nosso processo de compras tem um olhar diverso, não apenas ligado ao melhor preço”, afirma Gilson Alencar, gerente de compras e líder do projeto de diversidade e inclusão na cadeia de fornecedores da Mondelēz Brasil.

Neste ano, serão selecionadas 20 companhias de Bezerros, Caruaru, Escada, Glória do Goitá, Gravatá, Moreno, Pombos, Recife, Vitória de Santo Antão e outros municípios de Pernambuco, onde está localizada uma das fábricas da companhia. “Empresas que têm diversidade entre os sócios acabam refletindo isso no quadro de empregados”, afirma Gilson. Outro pré-requisito para participar do programa é faturar até 360 mil reais por ano.

Entre os atuais fornecedores da Mondelēz, 357 são liderados por mulheres, 50 por pretos e pardos, 12 por pessoas LGBTQIA+ e um por PCD. Somados, esses prestadores de serviço representam 15% do total e 9% dos gastos da multinacional em 2022.

Continua após a publicidade
Mondelez
(VOCÊ RH/VOCÊ RH)
Compartilhe essa matéria via:

Esta reportagem faz parte da edição 85 (abril/maio) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.