Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Empresas reforçam regras para retorno ao escritório

Pesquisas indicam, porém, que forçar a volta ao presencial sem propósito claro aumenta em 16% a rotatividade de talentos.

Por Alexandre Carvalho
14 ago 2025, 15h26
Miniatura de um homem com capacete segurando uma pá com as mãos e simulando o ato de cavar nos espaços entre as teclas de um teclado.
 (Westend61/Getty Images)
Continua após publicidade

O trabalho híbrido é o modelo dominante no Brasil, mas muitas empresas enfrentam dificuldades para engajar os colaboradores na volta ao presencial. Levantamento da Deskbee, empresa de gestão de escritórios, com 210 mil usuários ativos, aponta que 78% já operam em regime híbrido. A média de dias “na firma” subiu para 3,2 por semana, mas 61% das empresas relatam ocupação abaixo do desejado.

Mesmo assim, grandes companhias têm endurecido as regras: o JPMorgan Chase convocou todos os profissionais para cinco dias presenciais por semana desde março; o Royal Bank of Canada exigirá no mínimo quatro dias a partir de setembro; e o Uber passou de dois para três dias, revisando benefícios para reforçar a adesão.

Segundo a Deskbee, 90% das empresas desejam ao menos dois dias presenciais. Destas, 28% definem a escala dos times e 41% estabelecem um mínimo semanal. Quando a escolha é livre, quarta-feira lidera (25%), seguida de terça (23%) e quinta (21%).

Internacionalmente, o modelo híbrido saltou de 71% em 2022 para 92% em 2025 (CBRE). Já o número de CEOs favoráveis ao modelo totalmente presencial cresceu de 64% (2023) para 83% (2024).

Estudos da ADP e da Deskbee mostram que colaboradores híbridos têm 15% mais engajamento do que os remotos, e que empresas presenciais relatam 70% mais dificuldade de preencher vagas. Forçar o retorno sem propósito claro aumenta em 16% a rotatividade de talentos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR OFERTA

Revista em Casa + Digital Completo