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Gamificação no RH: como manter o equilíbrio entre a competição e a colaboração

Elementos combinados atraem diferentes perfis de profissional, motivando tanto quem se destaca individualmente quanto quem prefere o trabalho em equipe.

Por Izabel Duva Rapoport
10 set 2025, 23h24
Homem usando um headset de realidade virtual interagindo com os objetos no metaverso.
 (We Are/Getty Images)
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Para a gamificação do RH resultar no engajamento saudável, ela precisa ser aplicada com equilíbrio entre competição e colaboração. “Um sistema excessivamente competitivo pode gerar tensão e desgaste, enquanto uma abordagem mais colaborativa tende a fortalecer o engajamento coletivo”, explica Nara Iachan, CMO e cofundadora da Loyalme, que oferece soluções de fidelização. “Por isso, o acompanhamento contínuo e o ajuste com base no feedback dos colaboradores são pontos-chave”. Sem esse balanço, o risco é a gamificação gerar o oposto da expectativa: tornar o ambiente negativo e tóxico e desmotivar os funcionários.

A orientação dos especialistas, para evitar “um tiro no pé”, é desenvolver atividades que mesclem a competição e a colaboração. Por exemplo: criar desafios individuais em ambientes competitivos e também criar desafios coletivos com recompensas partilhadas. Além disso, os sistemas de pontuação das tarefas devem reconhecer tanto o progresso de um único participante quanto o trabalho do time.

Confira quatro passos para uma aplicação bem-sucedida:

1- Defina metas claras: assegure que os objetivos da gamificação sejam bem comunicados e compreendidos por todos, para evitar confusão e desmotivação.

2- Adapte aos interesses dos participantes: considere as preferências e os perfis dos colaboradores para criar um sistema que realmente os envolva.

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3- Monitore os resultados: acompanhe o desempenho individual e de grupo para afirmar que o equilíbrio esteja funcionando e que todos se sintam valorizados.

4- Fomente um ambiente de reconhecimento: garanta que o sistema não crie um ambiente de tensão. O objetivo é promover uma competição saudável, onde o trabalho coletivo seja igualmente valorizado e recompensado.

Mais do que uma tendência passageira, a gamificação, para a executiva, tem se consolidado como uma ferramenta de gestão capaz de ativar a motivação intrínseca dos profissionais. Nara explica que, ao associar metas a recompensas tangíveis e simbólicas, o jogo aciona mecanismos de dopamina no cérebro, gerando uma sensação de conquista que, muitas vezes, se restringe a contextos lúdicos.

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“A lógica é simples: quando você transforma o trabalho em um desafio ou uma missão, ele deixa de ser apenas uma obrigação e passa a ativar o sistema de recompensa do cérebro”, descreve a CMO da Loyalme. “O colaborador se sente motivado a continuar, e não apenas a cumprir tarefas”. 

Planejamento e produtividade

Há outros dois fatores relevantes para a eficiência da gamificação no RH. O primeiro é que a sua eficácia depende de um planejamento bem feito. “Não basta aplicar uma lógica de pontos ou distribuir brindes. É preciso entender o perfil da equipe, definir metas claras e acompanhar os resultados de perto”, destaca Nara. “Gamificação é, antes de tudo, criar um ambiente onde as pessoas se sintam desafiadas, reconhecidas e valorizadas”.

Já o segundo fator, envolve produtividade, mas também cultura e motivação. Segundo a especialista, a presença de metas viáveis, feedbacks constantes e reconhecimento frequente reforça o senso de pertencimento e cria um clima organizacional mais equilibrado. “Em vez da pressão para realização de tarefas mecânicas e alto desempenho, surge o incentivo ao progresso com propósito”.

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