Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Impactos causados pelo excesso de uso do celular no trabalho

Os riscos vão da queda na produtividade ao acesso a informações confidenciais. Saiba por que a dependência digital é perigosa.

Por Alexandre Carvalho
22 nov 2024, 18h17
Pessoa olhando o celular enquanto trabalhava no computador portátil.
 (Luis Alvarez/Getty Images)
Continua após publicidade

A pesquisa “State of Mobile 2024” revela que os brasileiros passam, em média, cinco horas por dia olhando para a tela do celular, o que significa interrupções constantes em suas atividades para checar mensagens e outras notificações.

No âmbito profissional, o celular pode ser usado como uma ferramenta valiosa, mas é preciso ter uma atenção redobrada para o uso equilibrado e responsável nesses ambientes. Nos últimos anos, o mundo corporativo tem se adaptado à presença do aparelho no dia a dia e, embora não exista uma regulamentação quanto ao tema na legislação trabalhista, normas e regras gerais podem ser utilizadas pelas organizações para embasar o uso excessivo ou inadequação da prática.

Para Danilca Galdini, sócia-diretora de Insights na Cia de Talentos, “a dependência e o relacionamento com os smartphones tem sido cada vez mais normalizados em certos ambientes sociais, mas quando o assunto é o futuro de sua carreira, o cuidado deve ser especial”. De acordo com a especialista, existem ao menos quatro situações que podem até gerar a demissão por justa causa envolvendo o uso do celular no trabalho:

Impacto na produtividade

A utilização constante no horário de trabalho para fins pessoais, como redes sociais ou entretenimento, pode resultar em uma queda significativa em sua produtividade e desempenho.

Risco na segurança

Existem setores nos quais a atenção é constante – como em fábricas e linhas de produção. Nesse contexto, utilizar o aparelho indevidamente pode colocar a pessoa e o time em risco, comprometendo a segurança dos envolvidos.

Continua após a publicidade

Falta de profissionalismo

É quando o colaborador usa o celular em reuniões ou interações com clientes sendo que não é necessário. Isso pode ser visto como falta de atenção, profissionalismo ou desrespeito à política da empresa.

Acesso a informações confidenciais

Fazer fotos e vídeos ou compartilhar qualquer tipo de informações confidenciais ou sensíveis da empresa pode ser considerado uma violação de confiança.

A dependência digital dialoga diretamente com diversos pontos negativos no longo prazo, como ansiedade, irritabilidade, falta de concentração e mais. A vida profissional é apenas uma parte das diversas áreas que podem ser afetadas pelo excesso do celular. “O uso deve ser feito com equilíbrio. No ambiente profissional são diversos os riscos e não devemos esquecer que esse vício também impacta a vida do indivíduo como um todo”, ressalta Danilca.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.