Prêmio RH do Ano: conheça os vencedores da categoria “Comunicação Estratégica”
Bruno Junqueira, CHRO da Petlove, recebeu Ouro pela criação da Petplay, uma plataforma de engajamento e gamificação que virou o centro da cultura da empresa.
Bruno Junqueira, CHRO da Petlove, ganhou Ouro na categoria “Comunicação Estratégica” do Prêmio RH do Ano, uma iniciativa da Você RH para reconhecer os líderes que transformaram o setor em 2025, tornando-o melhor para as pessoas, os negócios e a sociedade. A premiação aconteceu nesta quarta (3), em São Paulo.
O prêmio recebeu 410 inscrições de cases que ilustravam a atuação de mais de 240 executivos de RH no Brasil. Em parceria com o Great Place to Work (GPTW) e a consultoria EXEC, escolhemos os vencedores de Ouro, Prata e Bronze para oito categorias, assim como dois destaques especiais: RH do Ano e Pioneirismo em RH.
Na categoria “Comunicação Estratégica”, consideramos que uma comunicação interna bem-sucedida – um dos maiores desafios da gestão de pessoas – considera transparência, alcance e eficiência, detalha práticas, ferramentas usadas e impactos obtidos.
As ganhadoras de Prata e Bronze foram respectivamente Elisabete Strina, diretora de RH da Novo Nordisk, e Roberta Caravieri, diretora de RH da Sompo Seguros.
Abaixo você entende o porquê de cada reconhecimento nesta categoria. (Clique aqui e saiba mais sobre o Prêmio RH do Ano.)
Ouro: Bruno Junqueira (Petlove)
Quando Bruno Junqueira chegou à Petlove, decidiu transformar a comunicação interna, incorporando conversas reais. E daí nasceu a Petplay, plataforma de engajamento e gamificação que virou o centro da cultura e do clima da empresa.
Ali, tudo rende petpoints: desafios ligados a cultura, diversidade, desenvolvimento e lazer, trocados por experiências, produtos, mimos para pets e símbolos de orgulho da marca. Emblemas, rankings e pequenas vitórias criam uma competição saudável e aproximam as áreas.
A Petplay também virou uma rede social interna. Em dez meses, o time publicou mais de 13 mil posts, realizou 158 mil desafios e acumulou 2,7 milhões de pontos. Com 85% de adesão e eNPS de 88, a ferramenta virou parte do cotidiano.
Mas o salto mais marcante veio de fora da empresa. Ao unir comunicação interna e externa, Bruno transformou colaboradores em embaixadores: foram 12 mil compartilhamentos no LinkedIn; 3,3 milhões de pessoas alcançadas pelos posts; e crescimento de 2.300% em interações e 55 mil novos seguidores – tudo de maneira orgânica.
Prata: Elisabete Strina (Novo Nordisk)
A operação brasileira da farmacêutica estava prosperando quando decidiu se reestruturar, juntando duas unidades de negócios: a que cuidava de produtos para diabetes e a de obesidade. Isso porque os médicos e os pacientes já não viam essas doenças como condições isoladas, e pediam uma abordagem mais integrada. Enquanto isso, representantes comerciais das duas áreas visitavam os mesmos consultórios, por vezes com mensagens desconectadas e pouco coordenadas. Estima-se que até 40% dos médicos atendidos pela empresa eram obrigados a lidar com essa sobreposição.
A transformação aconteceu em janeiro de 2024 – e permitiu incluir 6 mil novos médicos no painel de visitação da Novo Nordisk. Com Elisabete Strina à frente da gestão de pessoas, a empresa ofereceu uma trilha de capacitação sobre as doenças e os produtos relacionados a elas, por exemplo, com uma semana de imersão altamente estruturada. Mais de 70% dos colaboradores passaram por mudanças de liderança, então o RH também conduziu reuniões de feedback conjuntas entre esses profissionais, seus antigos chefes e também seus novos gestores.
Resultado: 92% de satisfação e aumento de 15% na produtividade da força de vendas. Nada mau.
Bronze: Roberta Caravieri (Sompo)
Empresa com foco em resseguros, a Sompo passou por grandes mudanças entre 2021 e 2023, quando vendeu suas áreas de Varejo e Saúde, impactando diretamente mais de 900 colaboradores. Mas como mitigar a ansiedade e a insegurança entre os profissionais preservando o engajamento e a cultura? Para Roberta Caravieri, diretora de RH e Sustentabilidade, “demonstrar proximidade e transparência é o que mantém as pessoas”. Portanto, o caminho era investir em comunicação.
Com o apoio de uma consultoria, a Sompo repaginou os canais internos, descontinuando aqueles de baixa utilização. Lançou newsletters semanais e mensais; adotou uma rede social corporativa para conectar os times ao redor do globo e investiu em momentos como encontros periódicos com os colaboradores e o CEO. “Empoderamos nossos líderes para serem um canal de comunicação muito próximo e acessível.”
A ideia era dar espaço para dúvidas e sugestões, evitar ruídos na comunicação e explicar cada passo das mudanças, mantendo a transparência inclusive sobre o que estava indefinido. E foi um sucesso: hoje, 94% dos colaboradores têm uma percepção positiva sobre a comunicação interna – o índice aumentou 20% desde 2022.
Este texto é parte da edição número 101 da Você RH. Clique aqui e confira outros conteúdos da revista impressa.
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