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Prêmio RH do Ano: conheça os vencedores da categoria “Comunicação Estratégica”

Bruno Junqueira, CHRO da Petlove, recebeu Ouro pela criação da Petplay, uma plataforma de engajamento e gamificação que virou o centro da cultura da empresa.

Por Alexandre Carvalho e Luisa Costa
9 dez 2025, 16h00 •
Imagem, em fundo roxo, de um rapaz sorridente, vestindo camisa branca e com os braços cruzados.
 (Divulgação/Reprodução)
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  • Bruno Junqueira, CHRO da Petlove, ganhou Ouro na categoria “Comunicação Estratégica” do Prêmio RH do Ano, uma iniciativa da Você RH para reconhecer os líderes que transformaram o setor em 2025, tornando-o melhor para as pessoas, os negócios e a sociedade. A premiação aconteceu nesta quarta (3), em São Paulo.

    O prêmio recebeu 410 inscrições de cases que ilustravam a atuação de mais de 240 executivos de RH no Brasil. Em parceria com o Great Place to Work (GPTW) e a consultoria EXEC, escolhemos os vencedores de Ouro, Prata e Bronze para oito categorias, assim como dois destaques especiais: RH do Ano e Pioneirismo em RH.

    Na categoria “Comunicação Estratégica”, consideramos que uma comunicação interna bem-sucedida – um dos maiores desafios da gestão de pessoas considera transparência, alcance e eficiência, detalha práticas, ferramentas usadas e impactos obtidos.

    As ganhadoras de Prata e Bronze foram respectivamente Elisabete Strina, diretora de RH da Novo Nordisk, e Roberta Caravieri, diretora de RH da Sompo Seguros.

    Abaixo você entende o porquê de cada reconhecimento nesta categoria. (Clique aqui e saiba mais sobre o Prêmio RH do Ano.)

    Ouro: Bruno Junqueira (Petlove)

    Quando Bruno Junqueira chegou à Petlove, decidiu transformar a comunicação interna, incorporando conversas reais. E daí nasceu a Petplay, plataforma de engajamento e gamificação que virou o centro da cultura e do clima da empresa.

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    Ali, tudo rende petpoints: desafios ligados a cultura, diversidade, desenvolvimento e lazer, trocados por experiências, produtos, mimos para pets e símbolos de orgulho da marca. Emblemas, rankings e pequenas vitórias criam uma competição saudável e aproximam as áreas.

    A Petplay também virou uma rede social interna. Em dez meses, o time publicou mais de 13 mil posts, realizou 158 mil desafios e acumulou 2,7 milhões de pontos. Com 85% de adesão e eNPS de 88, a ferramenta virou parte do cotidiano.

    Mas o salto mais marcante veio de fora da empresa. Ao unir comunicação interna e externa, Bruno transformou colaboradores em embaixadores: foram 12 mil compartilhamentos no LinkedIn; 3,3 milhões de pessoas alcançadas pelos posts; e crescimento de 2.300% em interações e 55 mil novos seguidores – tudo de maneira orgânica.

    Prata: Elisabete Strina (Novo Nordisk)

    Imagem, em fundo desfocado, de uma mulher, em pé, sorrindo, braços cruzados, cabelos loiros, vestindo camisa verde água.
    (Divulgação/Reprodução)
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    A operação brasileira da farmacêutica estava prosperando quando decidiu se reestruturar, juntando duas unidades de negócios: a que cuidava de produtos para diabetes e a de obesidade. Isso porque os médicos e os pacientes já não viam essas doenças como condições isoladas, e pediam uma abordagem mais integrada. Enquanto isso, representantes comerciais das duas áreas visitavam os mesmos consultórios, por vezes com mensagens desconectadas e pouco coordenadas. Estima-se que até 40% dos médicos atendidos pela empresa eram obrigados a lidar com essa sobreposição.

    A transformação aconteceu em janeiro de 2024 – e permitiu incluir 6 mil novos médicos no painel de visitação da Novo Nordisk. Com Elisabete Strina à frente da gestão de pessoas, a empresa ofereceu uma trilha de capacitação sobre as doenças e os produtos relacionados a elas, por exemplo, com uma semana de imersão altamente estruturada. Mais de 70% dos colaboradores passaram por mudanças de liderança, então o RH também conduziu reuniões de feedback conjuntas entre esses profissionais, seus antigos chefes e também seus novos gestores.

    Resultado: 92% de satisfação e aumento de 15% na produtividade da força de vendas. Nada mau.

    Bronze: Roberta Caravieri (Sompo)

    Imagem, em fundo desfocado, de uma mulher, em pé, de sorriso discreto, braços cruzados, cabelos loiros, vestindo camisa branca e terno preto.
    (Izilda França/Divulgação)
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    Empresa com foco em resseguros, a Sompo passou por grandes mudanças entre 2021 e 2023, quando vendeu suas áreas de Varejo e Saúde, impactando diretamente mais de 900 colaboradores. Mas como mitigar a ansiedade e a insegurança entre os profissionais preservando o engajamento e a cultura? Para Roberta Caravieri, diretora de RH e Sustentabilidade, “demonstrar proximidade e transparência é o que mantém as pessoas”. Portanto, o caminho era investir em comunicação.

    Com o apoio de uma consultoria, a Sompo repaginou os canais internos, descontinuando aqueles de baixa utilização. Lançou newsletters semanais e mensais; adotou uma rede social corporativa para conectar os times ao redor do globo e investiu em momentos como encontros periódicos com os colaboradores e o CEO. “Empoderamos nossos líderes para serem um canal de comunicação muito próximo e acessível.”

    A ideia era dar espaço para dúvidas e sugestões, evitar ruídos na comunicação e explicar cada passo das mudanças, mantendo a transparência inclusive sobre o que estava indefinido. E foi um sucesso: hoje, 94% dos colaboradores têm uma percepção positiva sobre a comunicação interna – o índice aumentou 20% desde 2022.

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    Este texto é parte da edição número 101 da Você RH. Clique aqui e confira outros conteúdos da revista impressa.

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