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Quase metade dos profissionais está insatisfeita com os benefícios que recebe

A questão é mais delicada para pequenas e médias empresas. Veja as dicas de Távira Magalhães, CHRO da Sólides, para planejar os auxílios de maneira eficiente.

Por Redação
11 nov 2024, 19h25
Imagem de um laptop vermelho com emojis flutuando ao seu redor com várias expressões como chocado, cético, triste etc.
 (J Studios/Getty Images)
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43,8% dos profissionais estão insatisfeitos com os benefícios que recebem, segundo uma pesquisa da Sólides. Entre os colaboradores de cargos operacionais, o índice de insatisfação é ainda maior: 54,9%. 

A questão é mais delicada entre as pequenas e médias empresas. Para elas, um planejamento eficiente dos benefícios é ainda mais importante para atrair talentos, melhorar o engajamento e garantir a retenção de colaboradores.

Criar um pacote atrativo pode ser complexo – afinal, isso exige um equilíbrio entre a cultura organizacional, as necessidades da equipe e os recursos que a empresa tem em mãos. Távira Magalhães, diretora de RH da Sólides, dá cinco dicas para vencer esse desafio. Confira abaixo.

1) Entenda o que faz diferença para os colaboradores. “Converse com a sua equipe”, defende Távira. “Avaliar o que os colaboradores valorizam e o que eles gostariam de receber é essencial.” Pesquisas internas podem identificar o nível de satisfação dos funcionários com os benefícios atuais, mas também encontrar oportunidades de melhorar o pacote.

2) Considere o perfil da organização. Segundo a CHRO da Sólides, os benefícios oferecidos pela empresa precisam refletir sua identidade para que haja coerência entre a cultura e as práticas de gestão de pessoas. Também é importante pesquisar os auxílios mais comuns no setor da companhia para garantir a competitividade no mercado de trabalho.

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3) Consulte o departamento financeiro. “Não vale a pena escolher um benefício que a empresa não terá condições de pagar”, defende Távira. “Muitas vezes, o valor não é o mais importante, mas sim o reconhecimento da sua equipe. É possível criar um programa eficiente conciliando as necessidades dos colaboradores e as condições financeiras da empresa.”

4) Invista na gestão estratégica dos benefícios. Ou seja: estabeleça um processo contínuo de planejamento e gerenciamento para garantir que as medidas implementadas estejam priorizando o bem-estar e as necessidades da equipe.

“Uma gestão de benefícios bem planejada contribui não apenas para a satisfação dos colaboradores, mas também para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, afirma Távira. “Isso, por sua vez, resulta em times mais coesos e menos conflitos, além de reduzir a rotatividade – um indicador crítico para o sucesso das PMEs.”

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