Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Setor farmacêutico tem o pior índice de bem-estar. Veja o ranking

Levantamento da plataforma Zenklub com 313 empresas de 15 segmentos mostra as áreas com melhor e pior desempenho em saúde mental

Por Redação
Atualizado em 1 fev 2023, 09h17 - Publicado em 30 jan 2023, 09h47
Mulher de cabelo longo e ondulado digita em um notebook
 (Andrew Neel/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade
O

setor de tecnologia é o que apresenta o melhor Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC), segundo levantamento da plataforma de saúde mental Zenklub com mais de 300 empresas e 600 mil respondentes de abril a outubro de 2022. A área farmacêutica ficou na lanterna da lista. O ranking é feito a partir de métricas como conflitos e situações abusivas, preocupação constante com o trabalho, desconexão do trabalho, autonomia e participação, exaustão e burnout, volume de demanda, relacionamento com líder, relacionamento com colegas e clareza das responsabilidades.

Os dados mostram ainda uma alta prevalência de ansiedade e depressão entre profissionais brasileiros. Segundo a pesquisa, 32% têm sintomas moderados ou moderados a graves de ansiedade e 10% relatam sintomas severos. Duas faixas etárias apresentam as maiores prevalências: pessoas entre 18 e 30 anos (37%) e menores de 18 anos (36%).

Os números relacionados à depressão indicam que 36% convivem com sintomas de moderados a graves; 31%, graves; e 22%, moderados. Menores de 18 sofrem mais: 57% lidam com o transtorno.

Entenda o ranking

Para que uma empresa seja considerada saudável, espera-se que o nível de bem-estar seja igual ou maior que 78 pontos no IBC. No estudo, mesmo setores com valores altos (e portanto positivos), como o de tecnologia (71,5 pontos), ainda estão na faixa intermediária de bem-estar, indicando a necessidade de evolução.

Continua após a publicidade

Os resultados da área da saúde sofreram impacto direto da pandemia de covid-19. O setor farmacêutico teve os menores índices de bem-estar no decorrer do ano, principalmente nos aspectos de “bom trabalho em equipe” e “exaustão no trabalho”, com resultado final de 60,3. Apesar disso, o segmento demonstrou boa evolução, conquistando oito pontos ao longo da análise, com sinais de recuperação.

Veja o ranking de bem-estar corporativo:

Gráfico com o ranking do índice de bem-estar de diferentes setores.

Continua após a publicidade

Fonte: Zenklub

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.