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Veja como a ePharma economizou 50 mil reais com convênio

Depois de ampliar o programa de qualidade de vida, em um ano a ePharma economizou com convênio médico

Por Erica Martin, da VOCÊ RH
Atualizado em 15 dez 2020, 10h08 - Publicado em 6 nov 2019, 05h00
Fernanda Pelegi Vassoller, gerente de RH da ePharma:
a empresa aumentou em 31% o investimento em ações de incentivo a atividades físicas (Omar Paixão/VOCÊ RH)
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Fundada há 20 anos, a ePharma oferece suporte ao mercado corporativo gerenciando programas de benefícios de medicamentos e facilitando o acesso a remédios de alta complexidade aos pacientes com doenças crônicas.

Porém, mesmo atuando no setor de saúde, até pouco tempo atrás a companhia sofria com o alto custo do convênio médico para seus 300 funcionários.

O uso exacerbado dos planos reverberava em prejuízos para a organização, que todos os meses ultrapassava o break even, ou “ponto de equilíbrio” na tradução para o português — que é o limite de gastos com despesas médicas acordado entre a empresa e a seguradora.

No caso da ePharma, o teto era de 70%, mas a média da companhia chegava a 90% ao mês. Ou seja, ao pagar 100 reais pelo plano de um funcionário, os gastos médicos deveriam ficar abaixo dos 70 reais, mas na maioria das vezes beiravam os 90 reais.

Por exceder esse limite, a ePharma chegava a desembolsar cerca de 50 000 reais a mais por ano, além do valor habitual para manter o seguro saúde dos funcionários.

De quebra, enfrentava outro problema: o absentismo. Embora não houvesse indicadores sobre as faltas de seus empregados, os gestores reclamavam das ausências.

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“Quando existe um aumento da sinistralidade, consequentemente as faltas aumentam porque as pessoas estão resolvendo questões de saúde”, explica Fernanda Pelegi Vassoller, gerente de recursos humanos da ePharma.

A SOLUÇÃO

Para reverter esse quadro, a empresa concluiu que seria necessário implementar ações que contribuíssem para mudar o estilo de vida das pessoas.

Por isso, ampliou o programa de incentivo à saúde que já existia, o Filípides, mas que até então tinha um único benefício: o pagamento de até 50% da mensalidade de práticas esportivas, independentemente da modalidade.

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Então, em janeiro de 2018, a ePharma incluiu na política o reembolso de 100% do valor pago em inscrições para provas de corrida de rua e aulas duas vezes por semana com um personal trainer em uma pista próxima à empresa.

Além disso, criou uma agenda de palestras e lançou a Semana da Saúde para debater temas como disfunção erétil, andropausa, câncer de próstata, de mama e de colo de útero, cuidados com diabetes, hipertensão e cálculo renal — doenças que estão entre as principais causadoras de sinistros.

“Precisávamos do engajamento das pessoas com ações recorrentes e buscamos médicos que pudessem falar sobre diversos temas relacionados à saúde”, explica a gerente. Em setembro de 2018, mais uma iniciativa saiu do papel, com o lançamento de uma plataforma online, a ND Vida, que disponibiliza conteú­do sobre qualidade de vida para os funcionários.

O profissional precisa apenas se cadastrar na ferramenta e apontar os temas que mais lhe interessam. A partir daí, recebe diariamente vídeos de até 5 segundos — todos personalizados, de acordo com o assunto escolhido.

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“Se o funcionário quiser saber como tornar mais fácil o hábito de se exercitar, ele receberá dicas de como praticar atividades físicas em casa, por exemplo”, diz Fernanda.

Quem assiste aos conteúdos até o final também acumula pontos que podem ser revertidos em prêmios, como vale-compras e brindes. Em um ano de vigência do ND Vida, a ePharma já premiou os empregados 226 vezes.

O RESULTADO

A ação com o profissional de educação física melhorou a interação entre equipes de áreas diferentes e, aos poucos, motivou outros funcionários a participar dos treinos.

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“Da diretoria à área de atendimento, todos passaram a se exercitar juntos. Nessa hora não há crachá, o objetivo único é buscar qualidade de vida”, diz Fernanda. Para que as novas práticas entrassem em vigor, a empresa aumentou em 31% o valor do investimento anual no programa Filípides, e em agosto do ano passado, oito meses após a ampliação da iniciativa, os resultados começaram a aparecer.

O primeiro deles foi a redução do break even do plano de saúde. A taxa média, que chegava a 90% ao mês, baixou para 60% — o que zerou o excedente pago à seguradora de saúde. “Chegamos a alcançar um índice de 45% em alguns meses, uma demonstração de que nossos programas são grandes aliados no controle de sinistros”, explica a executiva.

Além disso, 7% dos 300 funcionários da organização se tornaram participantes ativos do programa de saúde — percentual mantido há pelo menos um ano. Anteriormente, a adesão era de 4% do pessoal.

“Conseguimos um número elevado, considerando que a média de participação nesses programas dentro das empresas fica abaixo dos 5%, segundo apontam as pesquisas”, conclui Fernanda.

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