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Mudança de emprego: como avaliar uma proposta

Assim como uma empresa avalia um candidato, o profissional também precisa analisar a proposta de uma companhia. Veja no que prestar atenção

Por Isis Borge, colunista de VOCÊ RH
Atualizado em 15 jan 2021, 16h07 - Publicado em 4 set 2020, 14h43
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  • Muitas pessoas me questionam a respeito dos pontos que devem ser levados em consideração ao avaliar uma nova proposta profissional. Sabemos que, hoje, com tantos indivíduos desempregadas em nosso país, muitos se dão por felizes apenas pelo fato de conseguirem uma oportunidade profissional, seja ela qual for.

    Mas o que vai fazer com que essa experiência seja agradável e duradoura são pontos que devemos estar atentos no processo seletivo, como os valores e a cultura de uma empresa, além do perfil do gestor direto, por exemplo. Pensando nesse tema, escrevo este texto com cinco pontos importantes de serem analisados antes de dizer sim a uma nova oportunidade profissional.

    1. Empresa

    Como a empresa está posicionada no mercado em comparação aos concorrentes? Qual é a imagem da companhia em termos de idoneidade? Ela se destaca em pontos que você valoriza, como inovação, tecnologia e pioneirismo, por exemplo? A organização vive um momento próspero, de estabilidade ou algo não vai bem?

    A ideia é fazer uma análise que considere o cenário macro e micro, considerando as perspectivas futuras, inclusive levando em consideração o setor e a economia.

    2. Liderança e pares

    Muitos profissionais pedem demissão em decorrência do mau relacionamento com o gestor ou com pares. Então, antes de ingressar em uma nova companhia, busque informações sobre o perfil do líder direto, dos principais gestores da empresa e de pessoas com as quais trabalhará no dia a dia. Caso tenha acesso às informações de pesquisa sobre o clima organizacional, será um dado importante para ajudar na tomada de decisão.

    3. Cargo

    Qual é a missão dessa vaga? Trata-se de uma vaga nova? Caso não, qual motivo fez com que o colaborador anterior deixasse o cargo? Por qual motivo um novo profissional está sendo contratado? Qual é o escopo em si? O que se espera desse cargo em termos de entregas e metas, no curto e no longo prazo? O desafio apresentado lhe parece interessante?

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    4. Legado

    Quais serão as suas possibilidades de realizações à frente desse cargo? O que você poderá deixar de legado? O que levará consigo de aprendizados e crescimento profissional? Você tem possibilidades de se tornar o profissional que deseja? Essa empresa te colocará mais perto dos seus objetivos, no longo prazo?

    Ao responder essas perguntas, pense tanto em habilidades técnicas, quanto nas comportamentais que deverá adquirir nessa experiência profissional. Faça uma projeção do possível legado em um e dois anos, e depois considere ciclos de cinco anos.

    5. Pacote de remuneração e benefícios

    Com relação à questão financeira, não se limite a avaliar apenas a remuneração fixa e variável. É importante considerar os pacotes de retenção de longo prazo, como ações da companhia, um plano de carreira e plano de saúde extensível aos dependentes legais, carro da empresa e reembolso de combustível, por exemplo.

    Avalie também benefícios indiretos, como política de flexibilidade de horário, meritocracia ou promoção, home office, licença maternidade ou paternidade estendida, job rotations (possibilidade de migrar para outras áreas dentro da cia), localização da empresa em relação ao local onde você mora e possibilidade de se relacionar com interfaces internacionais.

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    Mão dupla

    Assim como a empresa avalia o profissional que está no processo seletivo, os candidatos também podem e devem fazer uma avaliação mais profunda da companhia antes de ingressar na equipe. Reforço isso porque é comum vermos muitas insatisfações por parte dos profissionais que não fazem essa análise de maneira adequada, o que resulta em ciclos curtos pela falta de aderência entre a oportunidade e o candidato.

    Em uma proposta de trabalho é possível negociar alguns pontos, como algum detalhe relacionado aos benefícios ou mesmo o pacote salarial, dependendo do interesse e da necessidade do empregador. Já vi negociações chegarem a um meio termo que ficou bastante confortável para todos os envolvidos. Mas existem outras questões que são impossíveis de serem ajustados e podem se tornar intoleráveis no médio ou longo prazo, como a cultura da empresa ou as perspectivas do segmento, por exemplo. Por isso questões como essas devem ser cuidadosamente estudadas na tomada de decisão.

    Informações disponíveis

    Hoje, as informações estão mais fáceis e disponíveis a todos. Por meio das redes sociais é possível analisar o perfil de profissionais que trabalham naquela organização, existem sites que falam da reputação das empresas, tanto do ponto de vista dos clientes quanto de funcionários e ex-funcionários. É possível, ainda, ver o posicionamento da companhia nas redes sociais e na mídia. Em resumo: com uma boa pesquisa e bom senso, você não terá dificuldades para tirar suas próprias conclusões e decidir.

    Recomendo que cada um busque formular uma opinião própria quando o assunto for a própria carreira. Digo isso, porque algumas pessoas mudam de empresa ou aceitam uma proposta por influência do sonho de outras que estão ao redor. Mas nem sempre o que faz o outro feliz servirá para você. É importante definir o que é importante para si mesmo e, se a somatória for positiva, vá em frente! Eu costumo dizer que é preferível se arrepender das ações realizadas a viver com remorso por algo que deixou de fazer.

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    O frio na barriga sempre vai existir quando alguém pensa em pedir demissão para aceitar uma nova proposta. Isso é perfeitamente normal porque sair da zona de conforto não é uma sensação 100% confortável. Mas quero deixar aqui um lema que levo comigo ao longo de todos esses anos como headhunter: “Sobre carreira, não existe certo ou errado, existem escolhas!”.

    Espero que esse artigo te inspire a tomar a melhor decisão no seu próximo ciclo profissional.

    Foto de Isis Borge
    (Divulgação/VOCÊ S/A)
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