Clique e Assine VOCÊ RH por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Licença menstrual: benefício aumentou satisfação no Grupo MOL

Em um ano, a medida não teve efeito sobre a produtividade das colaboradoras – e se mostrou importante para a retenção de talentos. Entenda.

Por Luisa Costa
Atualizado em 24 Maio 2024, 13h37 - Publicado em 15 Maio 2024, 19h20

Mulheres são 89% dos colaboradores no Grupo MOL. Elas também são maioria entre as lideranças da empresa, chefiada por Roberta Faria. Eis um motivo para a companhia ter implementado a licença menstrual antes de qualquer outra no Brasil.

O benefício completou um ano, no último Dia Internacional da Mulher. Então, o grupo avaliou a política e divulgou os resultados: neste meio-tempo, foram apenas 29 licenças; e mais de 65% delas, de meio período (sendo que as colaboradoras podem se ausentar por até dois dias a cada mês). A licença teria causado pouco efeito sobre a produtividade – e aumentou a satisfação das funcionárias.

“Percebemos essa mudança em nossa pesquisa de satisfação interna: recebemos nota 90 em 2022, e 97 em 2023”, explica Roberta. “E nossa posição em rankings especializados, como o Great Place To Work, também subiu 7 pontos no último ano. Isso nos garantiu o 48º lugar no ranking nacional e o 7º lugar no ranking paulistano, ambos entre pequenas empresas.”

Continua após a publicidade

A licença menstrual pode virar um benefício comum no país se o projeto de lei nº 1.249/2022, que inclui o benefício na CLT, for aprovado. Mas, por enquanto, não há previsão para isso acontecer: até o momento de fechamento desta edição [Você RH 91], a proposta ainda estava em tramitação na Câmara dos Deputados.

Compartilhe essa matéria via:

Este texto faz parte da edição 91 (abril/maio) da VOCÊ RH. Clique aqui para conferir os outros conteúdos da revista impressa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.